quarta-feira, 6 de novembro de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE AS REDES SOCIAIS


UTILIZANDO REDES SOCIAIS DE FORMA CRÍTICA E PRODUTIVA


Acredito que tudo nesta vida pode ser colocado em análise e, como resultado disso, é possível que surjam ideias e posicionamentos críticos e produtivos (ou não!). Por conseguinte, a onda tecnológica, em especial, as redes sociais não podiam ficar fora dessa. Estar conectado hoje não significa apenas você ter um computador que lhe acesso à internet, ou possuir e-mail, ou quem sabe você realizar cursos a distância se utilizando dessa ou daquela plataforma virtual. Você precisa também terface, por exemplo. Do contrário, você não é atualizado tecnologicamente. Nos tempos atuais, é bem assim que funciona.

Confesso que houve muita resistência de minha parte para ingressar na rede Facebook, mesmo estando envolvida no campo informatizado da escola onde atuo. passei pelo orkut, conversei muito pelo msn e agora faço isso e muito mais com o Face. Devo a esse Curso (e a uma professora em particular!) o meu ingresso nessa rede.

Estou apenas engatinhando no solo fértil das redes sociais, mas posso assegurar que são ferramentas bastante úteis, tanto no aspecto pessoal, particular quanto no aspecto pedagógico, e isso pode ser realizado por meio de trocas e mobilizações para novas aprendizagens. Ações educativas podem ser desenvolvidas nessa área de modo a facilitar o processo de aquisição de novos saberes. Entretanto, tal tarefa não é tão fácil quanto parece, que o perfil das redes sociais incide muito mais em relações interpessoais com outros fins que o de adquirir ou compartilhar saberes.

É interessante que saibamos canalizar essas habilidades apresentadas por crianças, jovens e também adultos no uso das redes sociais aos propósitos pedagógicos. sim poderemos dizer que o caráter crítico-produtivo se fará presente nesse processo.

4 comentários:

  1. É verdade! realmente quando conhecemos uma pessoa a primeira pergunta é: você tem "face"? E se a resposta for não... Talvez a pessoa nem tenha mais interesse em te conhecer! rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. De fato viver desconectado das redes sociais é ser um "peixinho fora d'água". Nossos alunos estão nesse mundo! Então devemos nos inserir também. O que considero importante é nos determos em estratégias que possibilitem o uso destas ferramentas em favor da educação e da preservação da imagem de nossos jovens. Abraços!

    ResponderExcluir