terça-feira, 26 de novembro de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS



A tarefa de redefinir o uso do celular e do Facebook para além do mero propósito de comunicação virtual entre pessoas e atingir, de fato, a aquisição de saberes e troca de experiências não é considerada das mais fáceis. Por outro lado, é inegável a facilidade que se tem, nessa empreitada, de alcançar jovens e adultos, já que a nossa realidade é de um grande percentual de pessoas se utilizando de tais meios.
A escola, que é um ambiente do qual se espera a formalização de conhecimentos, em algumas circunstâncias, chega ao ponto de podar o uso de celular e redes sociais com o intuito de promover a ordem e a disciplina no local. Condenar a atitude da escola seria muito radical, já que o comportamento de certos alunos realmente não é dos melhores. No entanto, proibir o uso de tais recursos também não resolverá o problema já instalado. O aconselhável é que tomemos outros rumos sem extremismos a fim de otimizar a presença dessas ferramentas dentro do âmbito escolar.
Foi postado anteriormente, nesse mesmo blog, um esboço de projeto que contempla professores, pais e alunos/filhos quanto ao uso das mídias sociais dentro da escola, com enfoque no Facebook. É um processo e, como tal, constituído de etapas. Não se pode querer obter resultados imediatos. Muito menos que todos saiam desse processo plenamente satisfeitos.
É certo que encontraremos problemas até para realizarmos nossos encontros, uma vez que os envolvidos têm outros afazeres, mas contaremos principalmente com aqueles que apresentem interesse em mudar esse quadro. Outro problema real é o acesso à internet, muito lento ou inexistente. Certamente alguns, mesmo querendo ver mudanças, não concordarão com algumas medidas. Enfim, todos esses percalços são previsíveis, porém podem ser também trabalhados para um fim mais produtivo.
A verdade é que a escola não pode e não deve fechar os olhos para os acontecimentos decorrentes dessa explosão tecnológica e nós, professores, precisamos estar juntos para buscarmos soluções pertinentes que culminem no sucesso de todos os envolvidos.
Não há fórmulas acabadas para isso. Cada um de nós necessita apresentar um elemento que possa compor essa fórmula. Cada escola tem sua realidade e, dentro dessa perspectiva, a boa vontade, a criatividade, o companheirismo, a humildade são essenciais elementos dos quais podemos lançar mão para a obtenção de ótimos resultados.
Portanto, sua contribuição, caro leitor desse blog, será muito bem-vinda e valiosa! Desde já, é destinado a você um agradecimento sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário